Digitalizando a Força de Vendas, mas nada de robôs!

O objetivo desse artigo é mostrar de maneira simples e objetiva as vantagens que o Varejista tem em transformar sua força de vendas também em uma força de vendas digital. Por outro lado, se você que está lendo esse artigo trabalha vendendo no Varejo, vou fazer você perceber que pode vender tanto na loja física como no espaço digital, e ganhar muito mais com isso. Mas o mais importante, é mostrar que digitalizar não significa desumanizar, pelo contrário. Podemos sim manter as relações humanas ainda mais fortes e conectadas, mesmo a distância.

Vendedor de Loja x Vendedor de Marca

A tecnologia criou coisas incríveis, mas uma das mais incríveis é a onipresença do consumidor. Ele está em todos os lugares, fisicamente ou digitalmente, dentro da sua loja, visitando seu Instagram ou quem sabe, olhando sua reputação no reclame aqui. Ele pode interagir com sua marca 24 horas por dia. Com isso, a visão simplista de que o engajamento com a sua marca acaba quando o cliente sai do Shopping é irreal. E se para o consumidor essa relação é continua, para aqueles que trabalham para a sua marca também é. Calma, não estou dizendo que o vendedor tem que trabalhar 24 horas por dia, nada disso, o que vem sendo proposto é que, mais do que um vendedor que fica na porta da loja, quiosque ou stand físico vendendo produtos, que ele seja um profissional que vai vender a marca, a história, a qualidade, o desejo pelo produto.

Com o conhecimento e interação que ele tem com o seu negócio, esse vendedor pode interagir e expandir sua marca para o mundo digital, vendendo muito mais e ganhando muito mais também. E se ainda incluirmos nessa fórmula, um cenário de pandemia, onde as Lojas físicas foram fechadas por diversas vezes, mas o consumo não parou, digitalizar seus vendedores é um caminho óbvio e necessário.  

Se por um lado, o dono do negócio quer alguém que vendas sua marca e seus produtos, o vendedor também tem a possibilidade de manter sua renda e ganhar até mais.  E é nesse tipo de relação ganha-ganha que a mágica acontece. Mas essa relação precisa de um gatilho que também se consolidou nessa pandemia. O E-commerce.

Lojas Físicas x Lojas Online

Agora a tese é até mais simples. Se a loja física está fechada, o consumidor compra onde? Na loja online. “Mas eu não tenho um E-Commerce”, pode ser o argumento. Mas hoje todo mundo consegue montar um e-commerce em poucos dias, ou se associar ao Marketplace de um grande varejista, ou mesmo vender através do Instagram Facebook ou WhatsApp. Não se trata mais de ter um E-commerce, mas de “Vender online”. Hoje todo mundo está vendendo online. Mas quando a Marca alcança um certo tamanho, ela vai ter um e-commerce. O que fica as vezes difícil e como levar seu cliente até lá.

A Internet é um Mar de estímulos

Se já é difícil para uma marca se destacar dentro do corredor volumoso de um shopping com centenas de outras marcas a disposição, incluindo alguns concorrentes diretos, imaginem na internet? É por isso que soluções de “Originação de vendas” vem se popularizando, na medida que criam formas de direcionar aquele consumidor diretamente para seu E-commerce. As soluções mais tradicionais se utilizam de sistemas e algoritmos que mostram ofertas, promoções, comparação de preços, avatares virtuais, banners etc. Podemos ter algo muito melhor.

Imagine os seus vendedores, que já trabalham nas suas lojas físicas, sendo os originadores qualificados de novas vendas, levando seus clientes de volta para Loja, dessa vez a Loja Virtual.

É uma verdadeira relação humana, entre pessoas, mais do que um link, temos uma conversa, uma ligação, um áudio, uma conexão em uma mídia social. Pessoas indicando e promovendo os produtos que tanto conhecem para outras pessoas. Promovendo a marca e sendo também remunerado por esse trabalho. É assim que vamos ter realmente uma digitalização da força de vendas, sem robôs, omnichannel e escalável.  

E se você pensa que isso é novo. Não é não. Já tem gente fazendo. A Wöllner por exemplo já digitalizou toda a sua força de vendas. Conectou seu e-commerce com a Moneri, e está utilizando nossa plataforma para vender muito mais. Com isso, os vendedores da Wöllner recebem códigos exclusivos que, ao serem usados pelos seus clientes no seu e-commerce, geram descontos para o cliente e Cashback para esses vendedores. São centenas de vendedores que agora, além das lojas físicas, tem mais um canal de vendas, e podem usar sua presença nas mídias sociais, seus contatos, sua própria carteira de clientes, para vender ainda mais fora do espaço físico do quiosque. Mais do que vendedores de loja, se tornam vendedores da Marca. E esse vendedor passa a ter em mãos, um aplicativo poderoso que lhe permite acompanhar suas vendas online em tempo real, gerenciar seus clientes e resgatar seus ganhos a hora que quiser. E para a Wöllner, tudo fica automatizado e disponível em um dashboard de controle, onde ele acompanha vendas, pedidos, vendedores, grupos de vendedores, porcentagem de Cashback, e muito mais.

A solução está pronta, a ferramenta ao alcance de qualquer um

Seu negócio pode ter essa força de vendas digital em muito pouco tempo, e vender muto mais. E o vendedor passa a ter um novo caminho para vender mais e ganhar mais. E o consumidor ganha benefícios, ofertas, mas principalmente participa dessa interação humana, pessoas produzindo, vendendo e comprando, fazendo tudo girar.

Mesmo sem o toque, seguimos mais juntos do que nunca.

Se quiser saber mais sobre a plataforma Moneri, é só acessar o link https://moneri.com.br/index.php/moneri-market-place/  e venha girar a economia com a gente!