O objetivo desse artigo é mostrar de maneira simples e objetiva as vantagens que o Varejista tem em transformar sua força de vendas também em uma força de vendas digital. Por outro lado, se você que está lendo esse artigo trabalha vendendo no Varejo, vou fazer você perceber que pode vender tanto na loja física como no espaço digital, e ganhar muito mais com isso. Mas o mais importante, é mostrar que digitalizar não significa desumanizar, pelo contrário. Podemos sim manter as relações humanas ainda mais fortes e conectadas, mesmo a distância.
Vendedor de Loja x Vendedor de Marca
A
tecnologia criou coisas incríveis, mas uma das mais incríveis é a onipresença
do consumidor. Ele está em todos os lugares, fisicamente ou digitalmente,
dentro da sua loja, visitando seu Instagram ou quem sabe, olhando sua reputação
no reclame aqui. Ele pode interagir com sua marca 24 horas por dia. Com isso, a
visão simplista de que o engajamento com a sua marca acaba quando o cliente sai
do Shopping é irreal. E se para o consumidor essa relação é continua, para
aqueles que trabalham para a sua marca também é. Calma, não estou dizendo que o
vendedor tem que trabalhar 24 horas por dia, nada disso, o que vem sendo
proposto é que, mais do que um vendedor que fica na porta da loja, quiosque ou
stand físico vendendo produtos, que ele seja um profissional que vai vender a
marca, a história, a qualidade, o desejo pelo produto.
Com o conhecimento e interação que ele tem com o seu negócio, esse vendedor
pode interagir e expandir sua marca para o mundo digital, vendendo muito mais e
ganhando muito mais também. E se ainda incluirmos nessa fórmula, um cenário de
pandemia, onde as Lojas físicas foram fechadas por diversas vezes, mas o
consumo não parou, digitalizar seus vendedores é um caminho óbvio e necessário.
Se por um lado, o dono do negócio quer alguém que vendas sua marca e seus
produtos, o vendedor também tem a possibilidade de manter sua renda e ganhar
até mais. E é nesse tipo de relação ganha-ganha que a mágica acontece.
Mas essa relação precisa de um gatilho que também se consolidou nessa pandemia.
O E-commerce.
Lojas Físicas x Lojas Online
Agora
a tese é até mais simples. Se a loja física está fechada, o consumidor compra
onde? Na loja online. “Mas eu não tenho um E-Commerce”, pode ser o argumento.
Mas hoje todo mundo consegue montar um e-commerce em poucos dias, ou se
associar ao Marketplace de um grande varejista, ou mesmo vender através do
Instagram Facebook ou WhatsApp. Não se trata mais de ter um E-commerce, mas de
“Vender online”. Hoje todo mundo está vendendo online. Mas quando a Marca
alcança um certo tamanho, ela vai ter um e-commerce. O que fica as vezes
difícil e como levar seu cliente até lá.
A Internet é um Mar de estímulos
Se já é difícil para uma marca se destacar dentro do corredor volumoso de um
shopping com centenas de outras marcas a disposição, incluindo alguns
concorrentes diretos, imaginem na internet? É por isso que soluções de
“Originação de vendas” vem se popularizando, na medida que criam formas de
direcionar aquele consumidor diretamente para seu E-commerce. As soluções mais
tradicionais se utilizam de sistemas e algoritmos que mostram ofertas,
promoções, comparação de preços, avatares virtuais, banners etc. Podemos ter
algo muito melhor.
Imagine os seus vendedores, que já trabalham nas suas lojas físicas, sendo
os originadores qualificados de novas vendas, levando seus clientes de volta
para Loja, dessa vez a Loja Virtual.
É uma verdadeira relação humana, entre pessoas, mais do que um link, temos uma
conversa, uma ligação, um áudio, uma conexão em uma mídia social. Pessoas
indicando e promovendo os produtos que tanto conhecem para outras pessoas.
Promovendo a marca e sendo também remunerado por esse trabalho. É assim que
vamos ter realmente uma digitalização da força de vendas, sem robôs,
omnichannel e escalável.
E se você pensa que isso é novo. Não é não. Já tem gente fazendo. A Wöllner por
exemplo já digitalizou toda a sua força de vendas. Conectou seu e-commerce com
a Moneri, e está utilizando nossa plataforma para vender muito mais. Com isso,
os vendedores da Wöllner recebem códigos exclusivos que, ao serem usados pelos
seus clientes no seu e-commerce, geram descontos para o cliente e Cashback para
esses vendedores. São centenas de vendedores que agora, além das lojas físicas,
tem mais um canal de vendas, e podem usar sua presença nas mídias sociais, seus
contatos, sua própria carteira de clientes, para vender ainda mais fora do
espaço físico do quiosque. Mais do que vendedores de loja, se tornam vendedores
da Marca. E esse vendedor passa a ter em mãos, um aplicativo poderoso que lhe
permite acompanhar suas vendas online em tempo real, gerenciar seus clientes e
resgatar seus ganhos a hora que quiser. E para a Wöllner, tudo fica
automatizado e disponível em um dashboard de controle, onde ele acompanha
vendas, pedidos, vendedores, grupos de vendedores, porcentagem de Cashback, e
muito mais.
A solução está pronta, a ferramenta ao alcance de qualquer um
Seu negócio pode ter essa força de vendas digital em muito pouco tempo, e
vender muto mais. E o vendedor passa a ter um novo caminho para vender mais e
ganhar mais. E o consumidor ganha benefícios, ofertas, mas principalmente
participa dessa interação humana, pessoas produzindo, vendendo e comprando,
fazendo tudo girar.
Mesmo sem o toque, seguimos mais juntos do que nunca.
Se quiser saber mais sobre a plataforma Moneri, é só acessar o link https://moneri.com.br/index.php/moneri-market-place/
e venha girar a economia com a gente!