Influência é a ação que alguém ou algo tem sobre outra coisa, ou seja, o poder, o controle ou a autoridade. Quando se diz que determinada pessoa é uma influência para as demais, significa que serve de modelo ou que exerce interferência sobre o modo de agir ou de pensar das outras pessoas, por exemplo.
Com o avanço das redes sociais, surgiram pessoas que através do seu estilo de vida ou orientação técnica, começaram a ter milhares de seguidores. Iniciando assim o processo de influência digital.
Logo as marcas viram que os “influencers” eram uma mídia de conversão maior do que a mídia tradicional. Tendo em vista a métrica média de ROI (retorno sobre o investimento) rodando em 6,5 (Isso significa que as marcas que fazem ações com influenciadores têm retorno de US$ 6,50 para cada dólar investido). Fora que era uma mídia muito mais barata também, onde segundo a Linqia, 87% das campanhas feitas com creators nos Estados Unidos têm budget inferior a US$ 100 mil.
Assim como no marketing tradicional, existem dois modelos para praticar o marketing de influência: Mídia paga (paid media) e Mídia conquistada (earned media).
· Mídia paga (paid media): os influenciadores digitais são remunerados para fazer campanhas ou ações com foco na promoção de um produto, serviço ou marca.
- Mídia conquistada (earned media): os influenciadores digitais se envolvem como parceiros, tendo uma contrapartida não-financeira. Muitas vezes, a promoção de um produto, serviço ou marca é vantajosa para os influenciadores porque isso lhes renderá visibilidade, prestígio, acesso a eventos ou pessoas ou qualquer outro benefício intangível. É, portanto, um trabalho tipicamente de relações públicas por parte da marca que propõe a parceria.
Com a mídia tradicional perdendo cada vez mais força, a originalidade e legitimidade da conversa são o principal chamariz para os influenciadores. Com isso eles conseguem criar fortes relações com o seu público alvo e transmitir mensagens comerciais junto ao seu conteúdo.
O mercado de influenciadores é um caminho sem volta para a sua marca.
Hoje na Moneri, além da tecnologia de ponta para gerenciar força de vendas, consultoras digitais e influenciadores, e usar o poder do social commerce para vender muito mais, temos nosso próprio programa de influencers. Temos um casting exclusivo e certo de influenciadores, que vão ser a perfeita conexão entre o seu público alvo e a sua marca.
Vamos falar a respeito?